quinta-feira, 21 de junho de 2012

Perguntas Sugestivas para a Terceira Prova

1) O presidente do Fed anunciou quarta feira que pretende comprar 276 bilhões de titulos publicos americanos de longo prazo. Vai se financiar vendendo titulos de curto prazo no mesmo valor. Explique como esta operação pode produzir incentivos para a expansão da economia americana.

2) Suponha que a zona do euro sofra pressões inflacionarias. Qual seria o efeito sobre as economias da região?

3) Suponha que os sindicatos americanos conseguissem  negociar aumento de 30% nos salarios nominais. Como isto afeta o nivel de emprego ?

4) As autoridades bancarias europeias decidiram aumentar significativamente o nivel de capital exigido como garantia das operações de emprestimo. Antes, para cada euro emprestado bancos deveriam ter 11% de capital proprio. Agora, esta exigencia passou para 22%. Como a decisão afeta a economia europeia? Como os bancos poderiam contornar esta limitação?

5) O preço do dólar subiu de 1,80 para 2,00 reais. Entretanto, a inflação não aumentou. Comente.

6) O governo está discutindo duas propostas de mudança na politica economica. A primeira propõe aumento significativo do salario minimo . A segunda é manter o salario minimo constante e aumentar a taxa cambial através de compras de dolar pelo Banco Central. Quais seriam as consequencias das duas alternativas sobre o nivel de emprego, o balanço comercial , as reservas .

7) Os consultores monetaristas do Banco Central estão propondo aumentar o prazo da divida publica do governo atraves da compra de titulos curtos e venda de titulos longos em 2013. Os consultores dinossauros propoem exatamente o contrario-- venda de titulos curtos e compra de titulos de longo prazo. Como se explicam as divergencias destas duas opiniões?




Nenhum comentário:

Postar um comentário